quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Pizzas Caseiras Extra Finas


O meu lema, na alimentação, é no "nem sempre, nem nunca" por isso hoje trago uma receita de pizzas caseiras menos calóricas e mais nutritivas que as de compra. 

A massa rende entre 4 a 6 bases, dependendo do tamanho das mesmas, que podem ser congeladas depois de pré-assadas. O molho também pode ser congelado ou aproveitar sobras de outras receitas presentes neste blog. Os ingredientes do recheio são apenas sugestões e podem ser substituídos por outros que tenham por casa. 


quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Linguine Com Marisco, Rúcula e Tomates Cherry


Com o fim do Verão a aproximar-se deixo aqui uma receita com sabor a mar. Eu usei mariscada congelada por ser mais prático mas podem usar amêijoas e mexilhões frescos se os depurarem de areias - 8 h em água fria com um pouco de farinha - e que sejam de boa qualidade.

A receita dá uma boa quantidade por isso é ideal para uma refeição com amigos ou família já que o marisco só se deve comer fresco. 


terça-feira, 23 de agosto de 2016

Cogumelos Portobelo Com Queijo Creme, Puré de Espinafres e Bolachas de Milho


Uma receita leve e rápida. O puré de espinafres e os cogumelos  devem estar mornos antes de montar o prato, para as bolachas não ficarem moles porque uma das coisas interessantes é a mistura da textura macia do puré com o crocante das bolachas. 

O puré que sobrar, se só fizerem uma dose, pode ser usado em outros pratos ou congelado em doses de consumo. 

Eu uso queijo quark misturado com ervas aromáticas, uma pitada de sal e pimenta mas podem usar queijo creme com ervas. 


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Tortilhas de Grão com Bife de Vaca, Salada e Vinagrete de Mostrada e Frutos Vermelhos


Este prato foi criado para aproveitar sobras de bife de vaca e assim evitar desperdícios. Caso não tenham sobras podem sempre grelhar um bifinho de vaca, que seja tenro e suculento. 

As tortilhas devem estar frias antes de rechear porque se estiverem quentes são muito frágeis e desfazem-se. Podem ser confecionadas com bastante antecedência e guardadas no frigorífico envoltas em papel aderente. 

A vinagrete que sobrar pode ser usada em saladas e marinadas, conserva-se durante muito tempo e basta mexer bem antes usar. 


terça-feira, 2 de agosto de 2016

Shots de Cheesecake de Frutos Vermelhos


Uma variante mais saudável do cheesecake clássico. Eu sirvo-o em copinhos de shot mas podem servir noutro tipo de recipiente pequeno e de vidro para se verem as camadas. Também prefiro usar bolachas de aveia em vez das Maria porque ajudam a adoçar o queijo quark. Embora sugira uma compota sem açúcar podem usar com açúcar ou light.



sábado, 23 de julho de 2016

Migas de Brócolo Com Pão de Sementes e Ovo Escalfado


Uma receita vegetariana que pode ser usada para aproveitar um pão que já não esteja fresco e sobras de brócolos cozidos. Caso o pão esteja muito fresco e se desfaça pode ir ao forno, depois de retirar o miolo, para tostar um pouco. 


segunda-feira, 18 de julho de 2016

Pimentos Baby Recheados Com Pasta de Atum


Mais uma receita fresquinha, económica e fácil de fazer. Tanto serve como snack ou prato principal. Os pimentos baby são mais finos e têm um sabor mais delicado que os de tamanho normal sendo ideiais para comer crús. 


domingo, 3 de julho de 2016

Mousse de Lima e Limão



Esta mousse é muito refrescante com os seus sabores cítricos e caí mesmo bem neste tempo quente que se faz sentir.  Não contém açúcar adicionado o que a torna mais saudável. 

Tem-se mesmo que deixar a gelatina arrefecer antes de adicionar às claras senão as mesmas irão cozer e estragar o prato. 


quarta-feira, 29 de junho de 2016

Rolinhos de Fiambre, Manga, Requeijão e Pistachio


Depois de um pequeno hiato volto a publicar receitas neste cantinho. Para celebrar vou usar uma receita fresquinha, rápida e fácil que mesmo assim enche os olhos com o seu aspeto e a boca com a sua variadade de sabores e texturas.

É importante usar um fiambre com forma regular e que não seja muito fino para facilitar a manipulação.


quarta-feira, 25 de maio de 2016

Espetadas Frias Com Crocantes de Azeite e Alho e Dip de Manjericão


Mais uma receita fria muito fácil de fazer e pouco calórica. As espetadas podem ser feitas com outro tipo de queijo e em vez de alface em juliana podem usar as misturas pré-lavadas.

Este molho não aguenta muito tempo por isso convém ser feito em quantidade mais ou menos certa. É bom para qualquer tipo de saladas frias e muito fresco.

Se não quiserem fazer em versão espetadas basta misturar as bases - alface e ingredientes das espetadas - e servir com o molho e os crocantes à parte. 


quinta-feira, 19 de maio de 2016

Salada de Alfaces Com Clementina e Frango Grelhado






Agora que o tempo começa, finalmente, a aquecer vou começar uma série de receitas de saladas e pratos frios. Também vou adicionar uma listagem de molhos mais saudáveis com respetivas dicas de conservação e aplicações para além das típicas saladas. 

Para consultar basta clicar nas etiquetas (tags) à direita, escolhendo a "molho".

Para mim umas das coisas mais práticas que existem são aqueles saquinhos de misturas de alfaces - e outros vegetais - pré lavadas. Bastando adicionar um molho e uma base diferente pode-se ir variando conforme a disponibilidade de ingredientes e tempo. Jogando entre todas as receitas que irei publicar as combinações são praticamente infinitas. Divirtam-se!

Apesar desta receita pedir frango grelhado podem usar sobras de um prato de frango, em frio. 


quarta-feira, 11 de maio de 2016

Coxinhas de Frango Crocantes


Estas coxinhas são muito crocantes sem ser necessário fritá-las. Podem ser cozidas com antecedência e só assadas na altura. Também se pode optar por um frango pequeno cortado em pedaços. 

Neste prato acompanhei com bulgur hidratado no caldo resultante da cozedura do frango e legumes salteados com um pouco de azeite, molho de soja e sal. 


sábado, 7 de maio de 2016

Beringela Recheada



Uma receita rápida e económica. Pode ser feita com carne de vaca, porco ou uma mistura das duas desde que seja magra. Também podem usar espinafres frescos ou congelados, conforme for mais prático. Esta quantidade é só para uma beringela bastando multiplicar a receita para fazer mais quantidade.


quinta-feira, 21 de abril de 2016

Omelete de Espargos


Os espargos frescos ainda não são muito comuns nos nossos supermercados mas vale a pena experimentá-los! Têm um sabor muito particular e podem ser confecionados das mais variadas maneiras, o mais finos e jovens até podem ser comidos crus, em saladas. São ricos em em fibra e vitamina K que é importante na coagulação do sangue e na fixação do ferro no organismo. 

Devem escolher espargos os mais frescos possível porque se estragam muito depressa tornando-se duros e fibrosos. Os espargos mais finos são mais tenros e os mais grossos têm um sabor mais intenso. Caso sobrem devem ser armazenados como flores: dentro de um copo com água mas no frigorífico.
Caso não encontrem frescos podem optar pela versão em conserva, geralmente brancos.




quarta-feira, 13 de abril de 2016

Cogumelos Recheados Com Creme de Cebola e Queijo


Mais uma receita de cogumelos que, com certeza, não será a última! Desta vez numa variante recheada com um creme de cebola fácil de fazer e muito económico. Tanto serve como acompanhamento ou prato principal. Escolham cogumelos com bom tamanho, embora também resulte com pequenos, não ficam tão bonitos e encolhem muito a assar.

sábado, 9 de abril de 2016

Filetes de Cavala Grelhados Com Grelos


A cavala é um peixe muito acessível, saboroso, rico em ómega 3 e 6, com relativamente poucas espinhas e lascudo. Embora esta preparação esteja vocacionada para filetes pode ser feita, inteira, assada no forno com exatamente os mesmo temperos.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Muffins de Abóbora Manteiga


Uns muffins com muito pouco açúcar, ricos em fibra, fofos, húmidos e fáceis de fazer. Eu costumo assar a abóbora de véspera e no dia é só mesmo terminar os queques. A abóbora ganha doçura natural ao ser assada o que evita o excesso de açúcar adicionado. O rendimento da receita depende do tamanho das formas usadas. São excelentes para levar para o trabalho, para um piquenique ou mesmo para o pequeno almoço. 

sábado, 2 de abril de 2016

Frango Pomodoro





Mais uma receita para usar o puré de tomates assados. Podem escolher peitos ou pernas de frango, com ou sem pele, dependendo do gosto de cada um, devem ser mais ou menos do mesmo tamanho para não haver diferenças nos tempos de cozedura. O frango fica húmido e suculento, quase como estufado. Pode ser congelado em doses de consumo ou até fatiado e servido em sandes. 


quinta-feira, 31 de março de 2016

Pataniscas de Legumes



Uma versão vegetariana de pataniscas que tanto podem ser consumidas como refeição principal ou lanche, quentes ou frias. Como não são fritas são pouco calóricas mas muito saborosas. Embora eu sugira estes legumes podem usar outros que gostem. É importante que usem a parte mais grossa do ralador para os legumes não largarem muito líquido e não ser preciso usar mais do que a farinha recomendada. 

Os talos dos bróculos, esta receita só usa os floretes, podem ser usados numa base de sopa. O azeite é só usado para dar uma cor mais dourada às pataniscas e pode ser omitido da receita.


terça-feira, 29 de março de 2016

Salada Grega



Uma salada rápida de fazer, nutritiva e económica. Tanto serve como acompanhamento ou prato principal. Se quiserem podem usar pepino e tomates de tamanho normal embora fique mais bonito com as miniaturas. 


sábado, 19 de março de 2016

Arroz de Peixe



A primeira receita onde vou usar o caldo de salmão. Um arroz de peixe saboroso e com legumes. Podem fazer a base com antecedência e só cozer o arroz quando o quiserem servir assim adiantando trabalho e poupando tempo. Juntem mais ou menos calda conforme queiram um arroz mais seco ou mais malandrinho.


sexta-feira, 18 de março de 2016

Caldo de Salmão - Receita Base


Esta receita vai servir de base a outras. É preparada com cabeças de salmão que são muito económicas embora possa ser feita com postas, dando menos trabalho. Pode ser feita com a antecedência que se quiser e congelar. 

Como vai ser usado em outras receitas o tempero não tem que ficar perfeito, tendo cuidado para não ficar salgado, podendo ser retificado durante a confeção das mesmas.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Paté de fígado de frango com ervas da Provença



Por vezes temos carência de ferro e o fígado de frango é uma excelente fonte desse nutriente, também é rico em proteínas, zinco e vitaminas do complexo B, tendo um preço extremamente acessível. Como é um alimento que não agrada a todos converti-o num paté onde o seu sabor não é tão acentuado por causa da cebola e ervas da Provença. 

É importante cozinhá-lo em lume muito brando para não se perder o valor nutricional. Em vez de se servir com as tradicionais tostas optem por rodelas de pepino.


segunda-feira, 14 de março de 2016

Sopa de batata doce e espinafres



Esta é uma das minhas sopas favoritas! Usei a batata doce de polpa laranja porque tem um sabor mais intenso. Não é necessário descascá-la, basta lavar bem e retirar as pontas, porque a casca é muito rica em fibras que vão ajudar a obter uma sopa espessa e saciante. É importante não ferver os espinafres para não se perderem nutrientes. A quantidade de água é muito relativa e é preferível por pouca, para cozer os legumes, e depois de passar adicionar mais até se ter a consistência desejada. 


quarta-feira, 9 de março de 2016

Bavaroise de Morango e Queijo Quark



Agora que começa a época dos morangos há que dar uso a esse fruto nutritivo e pouco calórico. Aliado ao queijo quark magro, gelatina e às claras de ovo, tudo uma excelente fonte de proteínas, resultam numa sobremesa com pouco açúcar adicionado mas muito saborosa! Se desejarem podem usar gelatina de morango em vez da folhas - fica mais doce - mas eu prefiro a receita mais natural.


segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Frango Marinado Em Mostarda e Iogurte Com Ervilhas Estufadas



Por vezes tenho necessidade de sabores intensos e a marinada deste frango é muito simples e tem um paladar forte sem ser exacerbado. Eu usei mostarde de estragão mas podem usar qualquer uma que gostem mas que seja de boa qualidade. 

Esta receita de ervilhas vai bem com qualquer prato de carne e pode ser congelada em doses de consumo.


sábado, 13 de fevereiro de 2016

Cobbler de Maçã


Uma sobremesa deliciosa e com muito pouco açúcar adicionado. Embora eu prefira as maçãs com cascas quem não a conseguir digerir pode descascá-las. O leite pode ser substituído por bebida de soja. É mais saborosa servida morna.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Espetadas Tropicais e Puré de Batata Doce





A marinada de sumo ananás é algo invulgar mas que resulta para quem aprecia sabores agridoces, confere suavidade e perfume à carne. O ananás enlatado tem de ser no seu próprio sumo, em vez de calda, senão torna-se demasiado doce e calórico. Podem escolher entre frango, peru ou porco magro.

Há dois tipos de batata doce: a branca e a laranja. A branca tem mais amido e um sabor mais subtil e é menos doce que a laranja, o sabor da laranja é semelhante a castanhas. Escolham a que mais vos agradar. 


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Couve Flor Gratinada



A couve flor é muito versátil. Nesta receita apresento uma versão gratinada que tanto serve como acompanhamento ou prato principal. Podem usar a parte mais verde do alho francês, na água da cozedura, já que muitas vezes é rejeitada em outras receitas. A quantidade de molho deve ser adaptada ao tamanho da couve flor. 


terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Pipocas Aromáticas



As pipocas caseiras - feitas no tacho - são um excelente snack, ricas em fibra e pobres em calorias. Em vez de as regar com manteiga ou açúcar há alternativas muito mais saudáveis! Estas são com ervas aromáticas e só um cheirinho de queijo parmesão. Eu costumo moer a mistura de ervas aromáticas num velho moinho de café que tinha parado mas podem usar um moinho de especiarias ou o clássico almofariz e pilão. As proporções de ervas aromáticas são variáveis e ao gosto de cada um, experimentem as que mais vos agradarem.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Feijoada de Frango





Com o tempo mais frio apetecem pratos reconfortantes e por isso há que converter receitas tradicionais em novos conceitos. Esta feijoada dá para alimentar um batalhão e por isso pode ser feita meia receita ou congelada em doses de consumo.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Duas Receitas de Coucous - Salada Morna de Atum e Tortilhas



O couscous é uma massa de sêmola de trigo duro muito usada no Norte de África. Existe de vários tamanhos, eu prefiro o médio. É extremamente versátil e fácil de preparar, cresce imenso e por isso uma preparação pode dar para várias receitas. Pode ser consumido frio ou quente. 


sábado, 2 de janeiro de 2016

Nuvens de Claras em Creme de Açafrão das Índias e Vagem de Baunilha



Uma das maiores preciosidades culinárias é a vagem da baunilha que é originária de um tipo específico de orquídea. É um pouco diapendiosa e pode ser substituída por extrato ou aroma de baunilha mas, idealmente, deve mesmo usar-se a vagem. Eu aproveito a casca para colocar num frasco de açúcar e assim fazer açúcar baunilhado.