segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Creme de Pescada em Almofadas de Brócolos



Esta receita é um pouco mais complicada mas o resultado é muito bom! Eu prefiro servir à temperatura ambiente. Caso prefiram também podem servir em dose grande, bastando pôr o creme de pescada em cima da almofada de brócolos, depois de fria. 

É para quantidades familiares, no caso de querer fazer menos basta reduzir à quantidades da receita. O creme de pescada pode ser conservado no frigorífico, em recipiente fechado,  durante alguns dias, podendo criar algum líquido que basta ser escorrido. Não aconselho a congelação.

Gelatina de Iogurte de Ananás







É uma sobremesa simples de fazer e bastante económica. Mesmo não sendo muito calórica deve ser consumida com moderação. Uma sobremesa deste género não deve fazer parte da alimentação diária mas, quando apetece um docinho cai muito bem!

Não se pode usar ananás fresco porque contém uma enzima que não deixa a gelatina solidificar. Tem de ser enlatado dando preferência ao enlatado ao natural, no seu próprio sumo em vez de calda.

domingo, 23 de agosto de 2015

Pão de Chapa



Muitos dos operados têm dificuldade em comer pão tradicional. Eu inventei esta receita para colmatar essa dificuldade. O sabor é muito semelhante ao pão do dia a dia embora a textura não seja a mesma porque tem pouco miolo. Uma receita dá cerca de doze pães que podem ser conservados durante algum tempo embrulhado em papel aderente num local seco e fresco. Na sua confeção há que ter cuidado a juntar a água porque a humidade natural da farinha pode condicionar a quantidade realmente necessária. No caso de ficar muito mole pode-se polvilhar mais um pouco de farinha mas o ideal é não ter que o fazer. 


Queques de Ovo Mistos





Estes queques são muito saborosos e leves. Apesar desta receita ser com queijo e fiambre podem fazer-se com outras coisas: frango desfiado, legumes variados, atum, vegetais. A imaginação e o que se tem em casa é o limite! 

Tomates Assados Com Variante de Puré




Utilizo esta receita como acompanhamento e também como complemento de outras receitas, devido à sua versatalidade. O puré pode ser utilizado em tostas, com queijo e ervas a gosto, para um snack ou refeição improvisada. Também serve de base para molhos de pratos que irei publicar mais adiante. Tornando-se, por isso,  uma receita base.